Empreendedorismo Feminino

A inovação foi o tema do segundo encontro da Jornada da Inspiração

Projeto desenvolvido pelo Sebrae Goiás reuniu mulheres empreendedoras para o segundo encontro da Jornada. As participantes aproveitaram para conhecer histórias de sucesso e carimbar o Passaporte Mulher de Negócios

A inovação em um negócio é capaz de gerar vantagens em um mercado que está cada vez mais exigente e competitivo. Inovar é hoje a condição essencial para manter vivo um negócio. Com a temática “Inovação” o Sebrae Goiás promoveu o segundo encontro da Jornada da Inspiração, reunindo dezenas de mulheres empreendedoras para mais um carimbo no Passaporte Mulher de Negócios. O encontro foi realizado na terça-feira (8) no Auditório do Sebrae, em Goiânia.

Lucilene Maria Ribeiro já é empreendedora e participa da Jornada do Sebrae para aprimorar conhecimentos e alavancar ainda mais seu negócio. A empresária tem uma fábrica de piscinas e banheira de hidromassagem na capital. “Acredito que essas orientações que recebemos aqui no Sebrae proporcionam muito mais que conhecimento. Esses encontros da Jornada têm me auxiliado principalmente na conexão com pessoas. Essa relação de troca, de network tem possibilitado conhecermos gente e ideias novas e isso está me motivando. Tenho certeza que levarei esse entusiasmo para meu negócio”, assegurou.

Experiências

O segundo encontro do Passaporte da Mulher de Negócios contou com a participação de três mulheres empreendedoras que inspiraram o público: Aline Bringel, Luciana Padovez e Gabriela Moreira. Com histórias de sucesso no empreendedorismo feminino, as jovens deram dicas sobre como enfrentar as principais dificuldades do mercado.

A empresária e fundadora da Sociedade das Marias, Aline Bringel, fomentadora de startups e mentora de startups no Founder Institute de Goiânia, inaugurou o ciclo de palestras. Aline contou sua trajetória como empreendedora e falou sobre a importância de conhecer os desejos do cliente para inseri-lo no projeto de inovação da empresa. “É preciso entendermos o cliente porque ele busca hoje uma experiência e você só vai conseguir proporcionar isso a ele se analisá-lo bem. O sucesso do seu cliente é o sucesso da sua empresa”, indicou.

Já Luciana Padovez mostrou suas experiências com erros e acertos e ressaltou sobre a importância de se antever aos erros antes mesmo de colocar um negócio para funcionar. “Empreender é um ato de humildade e temos que ter em mente que podemos errar e nos preparar para isso. Quando iniciei meu primeiro negócio eu não pensei nisso, eu não me preparei o suficiente para as frustrações e não consegui prosperar. O sucesso veio depois de várias experimentações”, enfatizou. Luciana é co-fundadora e diretora da Sempreende, a primeira escola voltada ao empreendedorismo em Goiânia.

E para motivar as mulheres de negócios presentes no segundo encontro da Jornada, a jovem empreendedora Gabriela Moreira, de apenas 26 anos, proprietária do Café Nous, enumerou algumas dicas para alcançar o sucesso a partir da sua experiência. “Empreender é acreditar no sucesso e não ter medo de errar. É preciso cultivar a adaptabilidade, olhar o seu ambiente e saber onde você quer ir. O primeiro passo é ter um plano, um propósito e saber onde você quer chegar com a sua ideia. Precisamos de responsabilidade para empreender, não empreendemos para nós, empreendemos para o mundo. E nós como mulheres precisamos ter isso em mente”, orienta.

O projeto Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae Goiás com o objetivo de apoiar o desenvolvimento empresarial e das competências empreendedora da mulher. Segundo a analista da Unidade de Atendimento de Projetos do Sebrae, Vera Elias, a proposta é oferecer inspirações para as mulheres para acelerar o processo de desenvolvimento de negócios.

A perspectiva do Sebrae é que até o final do ano as mulheres possam estruturar suas ideias para que, em 2020, elas possam acelerar os negócios e superar os desafios. Em Goiânia a expectativa é atender pelo menos 150 mulheres.


Informações para a imprensa:

No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Ideorama Comunicação em Goiânia: Alessandra Curado – (62) 99849-9899