Turismo

Chapada Imperial: um paraíso no centro do Brasil

A Reserva Ecológica Chapada Imperial, além de guardar a história local e se preocupar com a preservação do meio ambiente para as novas gerações, oferece trilhas ecológicas e a natureza deslumbrante do cerrado

Quem busca por trilhas ecológicas no cerrado encontra na Reserva Ecológica Chapada Imperial 30 cachoeiras, projeto pedagógico, projeto bicho livre, reintrodução de animais silvestres, rota de árvores, museu eco-histórico, arvorismo, resgate cultural e inserção social junto à comunidade local. Essas são algumas das atividades do santuário ecológico, preservado desde 1985, e localizado a 50 km do plano-piloto. A Chapada Imperial acumula prêmios e indicação de modelo de desenvolvimento sustentável em propriedade particular.

Maria Marta Vivas Côrte Imperial e Márcio Vivas Côrte Imperial são sócios proprietários da Chapada Imperial. Maria é historiadora por formação e atuou como professora durante dez anos em curso de história no ensino superior. Ela foi criada na fazenda, no mesmo lugar onde se localiza a Chapada Imperial. “Durante os seis anos em que vivi na Europa, aprendi que a natureza intacta tem valor social e que precisa ser tratada com responsabilidade. As grandes cidades europeias possuem inúmeros parques urbanos previstos em lei, que melhoram a qualidade de vida local”.

Empreendedorismo com sustentabilidade

Ter contato com essa nova cultura e realidade chamou a atenção da empreendedora para a situação do Brasil. “Na Europa, eles já tinham desmatado tanto, além de ter esgotado suas reservas ao longo de séculos, que passaram a valorizar o pouco que tinham, e entender o valor do verde, do ar, do clima e dos animais”.

Quando Márcio Vivas, seu irmão e sócio, foi visitá-la, também mudou sua percepção durante os passeios, que geralmente eram realizados em parques, muito bem estruturados e organizados, com informações sobre fauna, flora e infraestrutura. “Era fascinante aquela relação do cidadão com seu direito à natureza”, conta.

Assim que os irmãos voltaram ao Brasil, decidiram transformar a fazenda em uma reserva ecológica. “Tivemos dificuldades burocráticas, mas as pessoas em geral se empolgavam com a idéia do desenvolvimento sustentável e da preservação, mas não sabiam muito como era isso”. Nesse momento, eles pensaram em se preparar com os cursos do Sebrae.

Durante as capacitações, em 1999 nasceu a Chapada Imperial, sendo a primeira reserva ecológica em propriedade particular. “O Sebrae sempre foi um parceiro, desde que decidimos transformar a fazenda em reserva ecológica particular. Fizemos vários cursos preparatórios e ainda hoje sempre recorremos à entidade para especialização em gestão. O sucesso da gestão da Chapada Imperial se deve em grande parte ao apoio do Sebrae”, conta.

Estrutura

A Reserva Ecológica Chapada Imperial possui uma área aproximada de 4.800 hectares e está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa. A propriedade é hoje a maior área de mata particular preservada dentro do DF. Animais ameaçados de extinção como onça, lobo-guará, tamanduá-bandeira e tatu-canastra, fazem da Chapada Imperial seu habitat atural.   A reserva tem localização privilegiada e encontra-se no ponto mais alto do Distrito Federal, a 1.342 metros de altitude.

A estrutura conta com centro de visitantes, banheiros, refeitório, cozinha com fogão a lenha, galpão aberto com capacidade para 330 pessoas sentadas, galpão fechado com capacidade para 100 pessoas, arvorismo adulto, museu eco-histórico em fase de catalogação, parquinho de arvorismo infantil, pomar de mangueiras centenárias, redários, segurança, tirolesa e loja com produtos locais e artesanato.

História viva

A Fazenda Dois Irmãos, onde está localizada a Chapada Imperial, foi palco da passagem de bandeirantes, tropeiros, Comissão Cruls e Coluna Prestes, além de boa parte de toda gente que iniciou o povoamento da região. O local passou também por invasões em diversas épocas, feitas por posseiros, grileiros e sem-terras. Hoje, a fazenda é um local que guarda a história local e escreve a história do futuro, se preocupando com a preservação do meio ambiente para as novas gerações.

 

Serviço:

Chapada Imperial

Sede adminisrativa: SHLS 716, Bloco F, sala 402, Brasilia – DF

Contato: (61) 3034-3088

 

Informações para a imprensa

No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Ideorama Comunicação: Rhaissa Silva – (62) 99261-0366