Chapada dos Veadeiros

Coletores de sementes inauguram sede de associação em São Jorge

Idealizada pelo ator Marcos Palmeira, a Associação Cerrado de Pé inaugura instituição que incentiva grupo de coletores de sementes da região

Com o desejo de preservar o meio ambiente e, da mesma maneira, incentivar cerca de 30 famílias de São Jorge (GO), o Sebrae Goiás apoia 66 coletores de sementes da região da  Chapada dos Veadeiros. O grupo se uniu e criou a Associação Cerrado de Pé, que será oficialmente inaugurada no próximo dia 10 de junho, em Alto Paraíso de Goiás. O ator Marcos Palmeira, que se destaca pela defesa do meio ambiente, após conhecer o trabalho realizado pelas famílias, idealizou a associação e buscou o apoio do Sebrae.

A gestora do Projeto Brasil Central Turismo, Andrea Carneiro, destaca que os coletores de sementes recebem o incentivo do Projeto Brasil Central. “O objetivo é trabalhar junto aos coletores, o turismo de experiência. Os coletores receberão, até o fim do ano, diversas capacitações do Sebrae. Desta forma, as 30 famílias associadas são estimuladas a se desenvolver cada vez mais como empreendedores, além de promover o crescimento econômico da região da Chapada dos veadeiros”.

Segundo estudo do Sebrae, a maior parte das famílias, por meio da coleta de sementes, faturam no mínimo, cerca de um salário mínimo. Os coletores são dos municípios de Alto Paraíso, São Jorge, São João D’aliança, Colinas do Sul e Cavalcante e também recebem apoio do Projeto Brasil Original, que objetiva o reposicionamento do artesanato no mercado. Outra linha de ação, é futuramente implantar atividades do ‘No Campo’, um convênio do Sebrae com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar),  em benefício às famílias.

Marcos Palmeira, idealizador e defensor do meio ambiente

Após conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o trabalho de coleta de sementes da região, o ator Marcos Palmeira, um dos grandes defensores do meio ambiente no Brasil, idealizou uma associação para os coletores e também buscou o apoio do Sebrae. O ator enfatiza a importância da preservação dos biomas para o meio ambiente como um todo e para a melhoria da qualidade de vida e fonte de renda dos habitantes. “A sede da associação é importante, pois formaliza e abre um leque de oportunidades aos coletores de sementes. Espero em breve, sempre acompanhar de perto este trabalho incrível que está sendo desenvolvido na Chapada dos Veadeiros”, disse.

A Cerrado de Pé irá oferecer treinamento aos que possuem o desejo de aprender a coletar e a beneficiar as sementes do cerrado, dando oportunidade de trabalho para dezenas de famílias, comunidade quilombola Kalunga, além de assentamentos da região da Chapada dos Veadeiros. Atualmente, a associação conta com o total de 66 coletores treinados e mais de 500 sacas para comercialização.

Brasil Central estimula o fortalecimento turístico na Chapada dos Veadeiros

O diretor técnico do Sebrae Goiás, Vanderson Portugal, destaca que na região da Chapada dos Veadeiros, o Sebrae realiza ações com dois objetivos principais. O primeiro é o contato direito com o empresário, com o suporte de apoio aos que buscam as soluções do Sebrae, além de melhorar a competitividade do empreendimento. A segunda vertente, segundo o diretor, é criar um organismo de ação na comunidade.

O Sebrae por meio do Projeto Brasil Central procura criar ações para que os empresários possam vender ainda mais as potencialidades da região central de Goiás. O mapeamento dos produtos do Brasil Central indica que no ano passado, foram contatadas 87 operadoras. Deste universo, 30 empresas responderam questionário, sendo que apenas três operadoras não ofertam nenhum produto do Brasil Central.

Ainda segundo Andrea Carneiro, o Projeto Brasil Central Turismo foi idealizado, inspirado e norteado pelas demandas e necessidades regionais e se apresenta, de forma objetiva, como uma estratégia de comercialização, diferenciação e posicionamento de mercado, fundamentado nas recomendações e direcionamentos expressos no Plano Nacional de Turismo e Plano de Desenvolvimento Turístico do Brasil Central.

Serviço:

Evento: Inauguração da Sede da Associação dos Coletores de Sementes ‘Cerrado de Pé’

Local: Sede da Associação – Rua 5, Qd.04, Lt.09, Centro – Município de São Jorge (ao lado do CAT)

Data: 10 de junho

Horário: A partir das 10h da manhã

 

Informações para a imprensa:

No Sebrae:

Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Ideorama Comunicação: Rhaissa Silva– (62) 99118-0995