Jataí

Empreendimentos de crítico gastronômico jataiense agregam culinária e tecnologia em Portugal

Roteiros turísticos, lives e webséries são algumas das iniciativas do também professor Victor Barros

            O jataiense Victor Freitas de Azeredo Barros é formado em informática, com mestrado na USP e mudou-se para Portugal para cursar o doutorado e acabou tornando-se professor assistente na Universidade do Minho. Barros sempre foi um aficionado por gastronomia, gosto que começou ainda na infância no interior goiano, com a influência da família. Ao longo dos anos ele sempre apreciou restaurantes e pratos pelo Brasil e pelo mundo e hoje contribui para a divulgação da culinária com empreendimentos a partir dessa temática. Ele afirma que “tem um fascínio peculiar em coletar experiências gastronômicas memoráveis ao redor do mundo”. 

 

         Após mudar-se para Portugal, Victor passou a conhecer de perto a gastronomia europeia e, a partir de sua experiência pessoal, tornou-se referência para amigos, colegas de trabalho e conhecidos. Dessa vivência surgiram alguns projetos, dentre eles um roteiro de viagem em parceria com uma agência de viagens, o podcast “Sabores e Viagens”, a websérie “Comidas Típicas do Brasil” e a série de lives “Desafio Gastronômico pelo Mundo”. 

 

          O crítico gastronômico já percorreu mais de 150 restaurantes e teve diversas experiências por todo Portugal e ainda coletou inúmeras experiências gastronômicas por cerca de outros 32 países, percorrendo cerca de 450 restaurantes, de todos os níveis, gostos e costumes. Nessa jornada, o empreendedor fez contatos e amigos e em 2015 idealizou o Cooking in Portugal, uma experiência turística, gastronômica e cultural pelo norte de Portugal, na qual Victor Barros transmite um pouco da sua experiência e paixão pela culinária portuguesa. 

 

           O roteiro de viagem, que acontece duas vezes ao ano, para grupos reduzidos, inclui todas as despesas e a visita a vários restaurantes portugueses com a vivência de experiências que vão da apreciação da comida, vinhos e azeites a oficinas temáticas com chefes renomados. A experiência dura sete dias e foi elaborada pelo empreendedor que também usou suas habilidades na área de informática para fundar a plataforma digital Cook.In, na qual compila um conjunto de experiências gastronômicas idealizadas por ele e por parceiros pelo mundo, permitindo assim, levar a todos um pouco destas experiências únicas que coletou durante toda a sua trajetória.

 

      Mediante a pandemia gerada pela Covid-19, o roteiro ficou prejudicado para 2020 e Barros decidiu criar alternativas para seguir divulgando a gastronomia. Preocupado com a situação dos restaurantes e trabalhadores da área, Victor criou o podcast “Sabores e Viagens”, no qual ele e o empresário Guilherme Buest, conversaram com dezenas de pessoas com o objetivo de criar conteúdos que atendessem pessoas que buscam se informar, atualizar e se inspirar com histórias, experiências e curiosidades sobre turismo, cultura e gastronomia e ainda valorizar os profissionais e empresas num momento de tanta insegurança. 

 

      Durante a pandemia, Victor ainda criou a série de lives “Desafio Gastronômico pelo Mundo”, na qual 16 participantes brasileiros atuantes na indústria do turismo dos 05 continentes cozinharam ao vivo pratos típicos e consagrados internacionalmente de sua região. Os participantes foram divididos em grupos, e tiveram que apresentar suas delícias gastronômicas em 3 etapas eliminatórias na quais os expectadores decidiam quem eram os melhores, por etapa, até a grande final – e a websérie “Comidas Típicas do Brasil”, em parceria com o Jornal Diário do Grande ABC, que tem por objetivo desbravar a gastronomia brasileira e pode ser visto em várias plataformas virtuais.

 

         Victor Barros nos mostra que é possível inovar em qualquer área, afinal a crítica gastronômica revela uma nova face a partir das estratégias criadas pelo profissional para enfrentar o momento da pandemia e certamente se perpetuará após esse momento, mediante o alcance que é possível ter a partir das plataformas virtuais: “A democratização da informação é um ganho para a sociedade”, afirma o entusiasta da tecnologia e da gastronomia. 

 

SERVIÇO: 

Crítico Gastronômico Victor Barros 

Site: www.cookinginportugal.com

Redes Sociais: @vfabarros  @desafio.gastronomico  @cookinginportugal

 

Informações para a imprensa: 

No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-24917

Na Ideorama Comunicação: Estael de Lima - (64) 9 9984-9396