Economia Compartilhada

Evento reforça uso de moeda digital

Com a realização do Rise Up! Experience, XporY.com muda de patamar buscando agora expansão da plataforma goiana para o mercado nacional

scale up goiana XporY.com, propulsora da economia compartilhada, focada na realização de permutas multilaterais, foi uma das realizadoras da primeira edição em Goiânia do Rise Up! Experience realizado no último sábado, 08/12, em parceria com o psicólogo e mestre em criatividade, empreendedorismo e inovação pela Oxford Brookes University, Marcelo Crivella Filho, idealizador do evento. O Oliveira’s Place foi o palco do summit de empreendedorismo e inovação que recebeu mais de 800 pessoas.

Com o objetivo de fomentar em seus participantes um espírito inovador e criativo, o Rise Up! Experience movimentou a cidade e representou um marco para a consagração do uso da moeda virtual entre os participantes, segundo o especialista em inovação, em empreendedorismo e em economia compartilhada, fundador da XporY.com, Rafael Barbosa. “Com esta realização a XporY.com muda de patamar e se prepara para crescer tanto em Goiânia, quanto em outras cidades do Brasil”, afirma.

O evento trouxe a experiência da moeda digital para os participantes, englobando desde a compra de ingressos, feita exclusivamente pela plataforma até o consumo de alimentos no local. Parte do valor da inscrição - X$ 268,00 - retornou para os participantes consumirem durante o evento, como forma de proporcionar a experiência de consumo, por meio de aplicativo, que gera e lê QR codes, facilitando assim as transações.

A gerente de marketing, Meire Araújo, participou do Rise Up! e utilizou a moeda virtual pela primeira vez para se inscrever no evento.  “Para mim foi novidade o uso da moeda X$. Em princípio fiquei um pouco insegura, mas conversei com amigos que me explicaram tudo e então decidi fazer minha inscrição. Gostei muito, pois o sistema é fácil de usar. Também achei o evento fantástico e agora vou buscar saber mais sobre o sistema de permutas”, afirmou ela.

A engenheira brasiliense Júlia Mundim, participou do Rise Up! com o noivo Leonardo Soares, que é servidor público em Goiás. Ela também usou pela primeira vez a moeda virtual para fazer sua inscrição e para consumir refeição na praça de alimentação instalada no local do evento, onde tudo foi comercializado em X$. Ela afirma que achou o sistema muito prático e interessante, desejando que ele seja ampliado para que ela consiga usá-lo em seu dia-a-dia em Brasília. “As compras que eu e meu noivo fizemos de alimentação pelo aplicativo, com o uso do QR code, foram super rápidas. Espero que a rede continue em crescimento para oferecer cada dia mais opções e facilidades”.

Segundo Barbosa a resposta do público no Rise Up! foi muito positiva, o que demonstrou a disposição e interesse das pessoas em inovar e promover a economia compartilhada. A proposta de inovação foi aplicada em toda a organização do evento, que foi realizado sem o uso da moeda real. “Além dos ingressos, todos os patrocínios foram negociados 100% em X$ e, tendo esse recurso, contratamos todos os prestadores de serviços e fornecedores para a realização do evento pela plataforma de permutas multilaterais, sem o uso de um Real’, destaca o especialista em inovação.

O evento, movimentou mais de 1 milhão em X$ em serviços como internet dedicada, divulgação, painéis de led, sonorização, iluminação, montagem de estandes, alimentação, espetáculos de dança e música; filmagem, fotografia, decoração; logística, credenciamento, entre outros que foram contratados por meio de permutas.

A atendente da Fast Açaí, Luciana Sousa, empresa patrocinadora do evento, que contou com estande na praça de alimentação, avaliou a venda dos produtos em X$ como uma ótima ideia. Para ela, “a venda pelo aplicativo, com QR code, é prática e rápida; sendo mais uma facilidade para o consumidor, que não precisa dispor de dinheiro na hora da compra”.

Rafael conta que a scale up foi fundada em 2014, tendo até o momento cerca de 3.500 associados na Região Metropolitana de Goiânia, entre empresas e profissionais autônomos. Só no período entre julho de 2017 e junho de 2018 registrou um crescimento de 283% no volume financeiro negociado na plataforma. “Só nos seis primeiros meses de 2018, foram realizadas mais de 18 mil transações dentro do portal da empresa, alcançando em junho o patamar de negociações de 1 milhão de X$. Mas estamos prontos para ir muito além e levar essa tecnologia para o Brasil”, anuncia. Por meio da XporY.com, profissionais e empresas oferecem seus produtos e serviços através da moeda digital X$.

Vencendo limites mentais

Superação de crenças limitantes e a realinhamento da autoimagem vencedora compuseram a tônica do Rise Up! Experience. O psicólogo Marcelo Crivella Filho, mestre em inovação, criatividade e empreendedorismo, conduziu o energizante evento. Segundo ele, o Rise UP! veio para trazer novo ânimo à juventude que tem perdido a motivação e deixado de sonhar. “Quase 30% dos jovens brasileiros fazem parte da geração chamada ‘nem-nem’, que não trabalham nem estudam e precisamos mudar isso”, destacou. Crivella Filho abordou a importância da auto responsabilidade e da postura pessoal diante dos desafios, estimulando os participantes a promover uma mudança em sua mentalidade e controlar suas escolhas. Para ele, empreendedores vencedores precisam sair da posição de vítima sofredora para assumir a de herói aprendiz, aquele que entende seu potencial, aprende com os erros e persiste.

Patrícia Leal, empresária especialista em finanças e franqueada da rede Giraffas, tendo diversas unidades em estados como Goiás, Brasília e São Paulo, também destacou o poder da mudança de crenças, “pois elas norteiam resultados”. Ela falou sobre a importância de olhar para si mesmo e reavaliar os conceitos de auto identidade, capacidade e merecimento. “A forma como você se vê e entende sua própria história pode te estimular ao crescimento ou te sabotar”, afirmou. Se posicionando contra o vitimismo, a empresária também incentivou a postura de decisão pela vitória, baseada em dois comportamentos transformadores: o perdão e a gratidão.   

O Rise Up! Experience contou ainda com apresentação de empreendedores renomados no Brasil, que compartilharam suas histórias de superação de desafios, resiliência e persistência, como Hans Donner, mestre e precursor da computação gráfica no Brasil, criador da logo da Rede Globo e de várias vinhetas famosas da emissora, que há anos desenvolve projeto do Time Dimension, relógio com proposta totalmente diferenciada; o ministro das Cidades Alexandre Baldy, goiano que se destacou na gestão pública voltado ao desenvolvimento econômico, tendo iniciado o empreendedorismo aos 18 anos; Fábio Queiroz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e Ben Zruel, consultor financeiro e autor do livro Eu Vou te Ensinar a ser Rico.