Goiânia comemora 88 anos com retomada e ações inéditas no setor cultural

Eventos, exposições, lançamentos de projetos, editais de incentivo e a entrega da manutenção do Palácio da Cultura marcam mês festivo




O mês de outubro está cheio de boas notícias para comemorar o aniversário de 88 anos de Goiânia, celebrado no próximo domingo (24/10). A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), preparou eventos festivos, exposições, concerto, lançamentos de projetos e a entrega da manutenção do Palácio da Cultura, onde está a Biblioteca Municipal Marieta Telles, na Praça Universitária.

Nesta quarta-feira (20/10), às 19h, será realizado o coquetel de lançamento do Catálogo da Exposição “A Presença das Mulheres no Acervo do MAG”, aberta à visitação gratuita até o dia 9 de janeiro de 2022. Na quinta-feira (21/10), às 20h, a comemoração continua no Teatro Goiânia, com um concerto especial apresentado pela Orquestra Sinfônica de Goiânia para celebrar os 51 anos do MAG e os 88 de Goiânia. O momento contará com a participação das solistas Sabah Morais e Patrícia Mello, sob a regência do maestro Eliseu Ferreira. O concerto rememora o Congresso Nacional de Intelectuais, ocorrido em fevereiro de 1954, em Goiânia.

No sábado, (23/10), às 8h30, no Saguão do Paço Municipal, haverá o Lançamento da exposição “Goiânia em Arte Door”. O projeto reúne 88 obras de 88 artistas goianos, que serão expostas em 88 out door espalhados pela cidade. Já no domingo, (24/10), às 17h, a comemoração será no Palácio da Cultura, com a entrega oficial da Biblioteca Marieta Telles, que recentemente passou por manutenção predial. Na ocasião serão entregues os livros das edições de 2019 e 2020 do Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, o mais antigo concurso/prêmio literário brasileiro em atividade e o mais importante de Goiás, promovido pela Prefeitura de Goiânia, com organização da União Brasileira de Escritores Seção Goiás (UBE-GO).

Também no domingo, 24, às 18h, acontece na Estação Ferroviária, o lançamento para convidados da “Exposição Simetria”, realizada em parceria com a marca goiana de roupas Thear Vestuário e com o Senac. A exposição será aberta ao público na segunda-feira, 25, com visitação gratuita, diariamente das 8h às 18h. O projeto destaca a história, a moda e a arquitetura por meio de uma exposição fotográfica e faz conexão entre 21 mulheres convidadas e 21 prédios art déco tombados como patrimônio goiano.

E é na Estação Ferroviária também que haverá a partir desta quinta-feira, 21, a exposição em projeção do concurso de fotografia “A Goiânia dos Meus Olhos”, realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), dentro da programação do aniversário da Capital.

 

Goiânia 88 anos

Todas as ações integram o cronograma da retomada cultural, proposto pela atual gestão, conforme decretos oficiais, que inclusive, seguem exigindo os protocolos de prevenção à Covid-19. “Estamos muito felizes em poder retomar eventos, shows, bares, boates, programações culturais para todos os gostos na nossa cidade. Comemoramos 88 anos de progresso, de luta por mais qualidade de vida do nosso povo. Passamos por tempos muito difíceis, tristes, perdemos muitos e a pandemia ainda não acabou, mas seguimos firmes com os cuidados e no propósito de ajudar pessoas, melhorar vidas, de ser uma cidade cada vez melhor, mais acolhedora e desenvolvida em todos os setores”, pontua o prefeito Rogério Cruz.

Nos últimos meses a Secult tem se empenhado na realização de ações para fomentar a Cultura na cidade, mesmo com algumas restrições. Agora, com algumas flexibilizações, tem trabalhado para que a retomada seja tranquila e segura. “A Cultura está aí, fazendo pulsar nossos corações com arte de todo tipo, espalhadas desde o centro da cidade até as regiões mais periféricas. Desde o começo da gestão lançamos editais da Lei Aldir Blanc, onde tivemos mais de 900 inscritos; também da Lei Municipal de Incentivo à Cultura em andamento; colocamos em prática o projeto ‘Gabinete Itinerante’, em que eu atendo na Casa de Vidro e na Estação Ferroviária; além das visitas que fizemos para retomar os convênios com as casas de cultura para que novas ações sejam realizadas nos bairros em parceria com a Prefeitura. E podem esperar que vem muito mais por aí. Já adianto que o Chorinho está voltando, surpresa!”, comemora o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

 

Confira o cronograma de comemorações da Secult:

20/10 –19h – no MAG - Coquetel de Lançamento do Catálogo da Exposição “A Presença das Mulheres no Acervo do MAG” – Celebra também os 51 anos do Museu

21/10 – 20h - Teatro Goiânia – Concerto da Orquestra Sinfônica de Goiânia

21/10 – Estação Ferroviária – Exposição “A Goiânia dos Meus Olhos”

23/10 – 8h30 – Paço Municipal - Lançamento da exposição “Goiânia em Art Door”

24/10 – 17h – Entrega da Biblioteca Marieta Telles e das obras literárias do Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos

18h – Estação Ferroviária - Lançamento da Exposição Simetria – Thear Vestuário, Prefeitura de Goiânia e Senac

 

Lívia Máximo, editoria de Cultura