Valoriza Ipameri

Lançamento de programa reforça importância das compras governamentais

O programa é uma ação do Sebrae Nacional para disseminar e popularizar a prática das compras governamentais dos executivos municipais de pequenos negócios. Orientar e reforçar junto aos prefeitos para que comprem de pequenas empresas de seus municípios

Lançamento do ‘Programa de compras governamentais - valoriza Ipameri’ será dia 24/1, 19h, na sede do executivo municipal, Avenida Pandiá Calógeras, nº 84. A ação é resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal local e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Goiás).

O Sebrae já realizou em Ipameri diversos encontros com gestores públicos, voltados à sensibilização e mobilização para o desenvolvimento do comércio local e o reforço da prática de se fazer as compras públicas das pequenas empresas locais.

Trata-se de uma importante parceria entre prefeitura, empresários de micro e pequenas empresas e Sebrae, que reúne as partes interessadas, dissemina informações acerca da legislação vigente e atual em prol do desenvolvimento socioeconômico e sustentável do município.

O programa de compras governamentais está previsto na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LC n. 123, de 14/12/2006) que mostrou muitas das suas virtudes em pouco tempo de vigência. Esta Lei trouxe inúmeras novidades para as pequenas e microempresas.

A Lei Geral permitiu, dentre outros pontos, que as microempresas e empresas de pequeno porte participem mais efetivamente do suprimento governamental fornecendo para o poder público seus bens e serviços.

Na prática, expressivo número de estados e municípios, na condição de compradores efetivos de bens e serviços, regulamentou esta lei e têm materializado os benefícios para as microempresas e empresas de pequeno porte.

Dentre os resultados da Lei Geral destaca a sua contribuição positiva para o desempenho dos pequenos negócios, aumentando de 15% para 28% a participação das micro e pequenas empresas em licitações públicas. Estima-se que através do uso do poder de compras aplicado corretamente como tratamento favorecido aos pequenos negócios, a contribuição dos municípios para a economia nacional pode chegar a R$ 40 bilhões por ano.

 

Serviço

Evento: lançamento do ‘Programa compras governamentais de Ipameri - valoriza Ipameri’

Data: 24/01/2019

Horário: 19h

Local: Prefeitura Municipal de Ipameri

Endereço: Avenida Pandiá Calógeras, nº 84, Centro, Ipameri (GO)

Informações para Imprensa: Adriana Lima / Adilson Morais / Cláudia Miranda  (62) 3250-2236 / 2249 / 99456-2491