Melhores práticas

Oficina apresenta avaliação de impacto sociambiental de propriedades rurais

A capacitação faz parte do Projeto Sustentabilidade Agro Florestal, uma iniciativa do Sebrae que oferece ações onde se discute custos de produção e melhores práticas para implantação de florestas.

Produtores rurais e membros de órgãos reguladores ambientais participaram nessa quinta – feira (29), na Regional Metropolitana Goiânia do Sebrae Goiás, da Oficina ‘Avaliação de Impacto Sociambiental de Propriedades Rurais’. Durante o encontro, os participantes puderam conhecer o Sistema Ambitec, software que integra múltiplos indicadores conforme o grau de importância e escala geográfica de atuação, oferecendo um resultado quantitativo que auxilia na correção de pontos fracos identificados.

O Projeto Sustentabilidade Agro Florestal é uma iniciativa do Sebrae, desenvolvido desde 2015, com diversas ações onde foram discutidos custos de produção e melhores práticas para implantação de florestas. Segundo a consultora do Sebrae Goiás Cybelle Bretas a palestra faz parte das ações do Projeto. “Com o Projeto, o Sebrae se mobiliza para estruturar a cadeia da silvicultura em Goiás. Já foram realizados workshops temáticos, e a oficina faz parte desse Projeto mãe, aém de vir  de encontro aos ideiais de estímulo ao segmento”,  enfatiza.

Claudio Buschinelli, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, apresentou a avaliação de impacto sociambiental de propriedades rurais. “Estamos apresentando uma metodologia de desempenho sociambiental da produção agrícola em propriedades rurais, com o objetivo de auxiliar os produtores rurais a obter a certificação por meio do uso dessa ferramenta, além de avaliar sua aplicação no campo”, explica.

Rodrigo Baiochi, fiscal estadual aeropecuário da Agrodefesa, tem interesse de levar a ferramenta para os projetos desenvolvidos pela Agrodefesa. “Temos um projeto chamado Agroativo, e acredito que a ferramenta vem de encontro aos nossos objetivos”, disse. Ainda segundo o fiscal, o Agroativo objetiva classificar as propriedades com relação ao uso dos agrotóxicos, usando uma metodologia parecida com a apresentada, que oferece perguntas, check lists e avaliação dessas propriedades, visando beneficiar os que cumprem a lei.

 

Serviço:

Oficina Avaliação de Impacto Sociambiental de Propriedades Rurais

Data: 29 de novembro

Horário: 8h

Local: Regional Metropolitana do Sebrae Goiás

Endereço: Avenida T3, Setor Bueno

 

Informações para a imprensa:

No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Ideorama Comunicação: Rhaissa Silva - (62) 99118-0995