Projeto Goiás Original

Peças de artista que encantou o papa Francisco são expostas em Goiânia

Na palha de milho e nas fibras da bananeira, ela encontrou inspiração para expressar toda a sua arte

Filha e neta de parteiras e tecelãs, Maria de Fátima Dutra Bastos, a Fatinha, é a representante legítima da cultura popular de Goiás. Ela, nascida em Olhos D`água, é uma artista reconhecida no Brasil e premiada no exterior. Na palha de milho e  nas fibras da bananeira, ela encontrou inspiração para expressar   toda a sua arte. Fatinha traduz todas as suas ideias em esculturas, que retrata a iconografia folclórica e religiosa de seu povo.

Uma imagem de Nossa Senhora do Menino Jesus encantou o papa Francisco. A escultura foi um presente de Fatinha ao papa. A escultura une simplicidade e sofisticação, feita com fibras de bananeira e palha de milho. Ela foi levada ao Vaticano por representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A entrega do presente foi um dos grandes momentos de sua vida, segundo conta Fatinha.

A peças de Fatinha conta com buchas, cabaças, sementes, flores secas e outras matérias-primas do cerrado, que com suas tonalidades e texturas, são elementos inspiração para a criação das mais variadas peças. Como muitos reconhecem, a natureza renasce de suas mãos e transforma-se, por meio de técnica, em uma arte bela e cheia de encantos.

Fatinha de Olhos D’Água, como é mais conhecida, foi uma das cinco vencedoras goianas do segundo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Ela também foi vencedora do Prêmio Mais Você, do programa conduzido pela apresentadora Ana Maria Braga, em especial de final de ano.

A artista começou sua carreira há mais de 20 anos. A técnica, ela aprendeu com a sua avó, Maria das Dores Pereira Dutra, e também sua mãe, Ana da Silva Oliveira, tecelãs do Distrito de Olhos d’Água, município de Alexânia, localizado a 116km de Goiânia. Ela inovou os artigos já conhecidos da região.

Após conquistar a clientela da localidade, as vendas aumentaram. Nesse momento, Fatinha decidiu ter o próprio negócio e abriu a Fatinha Fios e Fibras. Lá, ela expõe suas peças, frutos do reaproveitamento de materiais que seriam descartados, e trabalha pela sustentaridade e o resgate cultural popular da arte sacra. O resultado são santos em palha de milho de 30 e 20 cm, móbiles de anjos em palha de milho e mandalas do divino espírito santo que encantam a clientela.

Maria de Fátima faz parte do time de artesãos que realizam a exposição de suas peças durante o mês de maio, na Loja Colaborativa do Passeio das Águas Shopping.  O local vai receber seis instituições do Projeto Goiás Original, que produzem artigos artesanais em cerâmica, fibras e fios, eco design, mineral e bordado, para exposição e venda de seus trabalhos. Lá, diversas peças se destacam pela originalidade.

Projeto Brasil Original: promoção do artesanato goiano

As peças fazem parte do Projeto Goiás Original, que surgiu durante a participação dos artesãos no Projeto Brasil Original desenvolvido pelo Sebrae Goiás.O Projeto Brasil Original além de contribuir para reforçar a imagem e identidade do artesanato, visa a promoção e comercialização de produtos artesanais, criando demanda e fortalecendo esta atividade. Durante o projeto, são feitas diversas capacitações com artesãos, para que os seus produtos sejam mais valorizados, além de ações para promoção comercial do artesanato. Para mais informações sobre o Projeto, é só entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae (0800 570 0800).

 

Serviço:

Exposição Goiás Original

Local: Shopping Passeio das Águas, 1º piso

Endereço:Av. Perimetral Norte, 8303 - Lot. Mansoes Goianas, Goiânia - GO, 74445-360

Data: 02 a 29 de maio

Horário: das 10h às 22h

Fatinha Fibras e Fios  - Contato: (62) 99807-3882

 

Informações para a imprensa:

No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Ideorama Comunicação: Rhaissa Silva– (62) 99118-0995 – (62) 99261-0366