Mulher de Negócios

'Planejar as finanças de uma empresa' foi tema da terceira etapa da Jornada de Inspirações

Projeto estruturado pelo Sebrae Goiás capacita gratuitamente mulheres que desejam trilhar no caminho certo do empreendedorismo

O terceiro encontro da Jornada de Inspiração, do projeto Passaporte da Mulher de Negócios, reuniu na última terça-feira (5) dezenas de mulheres no auditório do Sebrae, em Goiânia. Com a temática “Finanças”, as empreendedoras assistiram três palestras de mulheres que conquistaram sucesso nos negócios em Goiás.

Vivian Rodrigues foi a primeira palestrante da terceira edição da Jornada. Engenheira Civil por formação, Vivian seguiu a trilha do empreendedorismo e hoje é sócia de uma empresa de consultoria de finanças na capital, a Papo de Valor. A empresária contou às participantes sua trajetória e apresentou dicas importantes acerca da organização financeira tanto da pessoa física como da própria empresa.

“É preciso visualizar o objetivo, se agarrar nele, porque assim, os tropeços do caminho passam a ser irrelevantes. Foco no objetivo é fundamental para o sucesso de um negócio. Outra questão importante que as empresárias precisam se atentar é na separação das finanças da pessoa física e da pessoa jurídica, assim, elas conseguem organizar melhor o seu negócio e garantir a sobrevivência de uma empresa”, orientou.

A segunda palestra foi inspiradora. Karine Terra, parceira do Sebrae em outros eventos, narrou sua história de empreendedorismo e como conquistou espaço em um mercado específico. “Ocupei minha vida com muitas atividades e chegou um momento que precisei parar e rever minhas prioridades. Então a dica que eu dou é que a empresária foque nas suas prioridades. Quem é empreendedor deve ter em mente que o importante é reconhecer que ele dirige uma empresa e não apenas um ponto de comércio que almeja apenas o lucro, venda ou ganhar dinheiro”, diz.

Karine, que foi acometida com um câncer de mama, doença que a motivou e fez perceber a importância de ser dona do próprio tempo e de olhar para si. “A doença me fez olhar mais para mim e entender os meus dons e habilidades. Nossos dons estão associados com o nosso propósito de vida. Descobrir dons, prazer e o gosto daquilo que nos motiva é a chave para conquistar sucesso”.

Para finalizar a noite de inspirações e a capacitação sobre finanças, as participantes assistiram à palestra da gestora financeira Márcia Maria Melo que ensinou como funciona na teoria e na prática o planejamento de um negócio. “O primeiro passo é ter um plano. A escolha das frentes de trabalho e o conhecimento do público-alvo, ou seja, do seu cliente, é essencial para adotar estratégias assertivas para que o caminho seja mais inteligível”, enfatizou.

Mulheres empreendedoras

O projeto Passaporte da Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae Goiás com o objetivo de apoiar o desenvolvimento empresarial e das competências empreendedora da mulher. Segundo a analista da Unidade de Atendimento de Projetos do Sebrae, Vera Elias, a proposta é oferecer inspirações para as mulheres para acelerar o processo de desenvolvimento de negócios. Vera adiantou que algumas empreendedoras já alcançaram a meta de capacitação. 


“Estamos felizes porque nem terminamos o programa de capacitação e já temos mulheres que atingiram a meta de participação nos eventos, palestras e que têm buscado acelerar o plano de negócio da empresa. Essa era nossa proposta, estimular o empreendedorismo responsável e estruturado”, salientou.

A perspectiva do Sebrae com o projeto é que até o próximo mês as mulheres possam estruturar suas ideias para que, em 2020, elas possam acelerar os negócios e superar os desafios.

A analista do Sebrae anunciou para as participantes que no final de novembro será realizada mais uma etapa da Jornada, com um evento grandioso em parceria com o Grupo Jaime Câmara.

Informações para a imprensa:

No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Ideorama Comunicação em Goiânia: Alessandra Curado – (62) 99849-9899