Qualidade

Selo irá atestar qualidade do serviço óptico em Goiás

Certificação pretende coibir pirataria e danos à saúde da população

O crescimento da pirataria e de outras irregularidades vem preocupando os empresários do segmento óptico em Goiás. Nos últimos anos a concorrência desleal proposta pelos camelôs e pelas clínicas não legalizadas está gerando prejuízos significativos aos empresários, bem como, aos cofres públicos, pois não existe coleta de tributos em produtos vendidos ilegalmente. Para coibir estas ações e inibir danos à saúde da população, o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico (Sindióptica-GO) lança, no dia 31, das 18h30 às 21h, no auditório do Sebrae, em Goiânia, o Selo de Qualidade Rede Ótica Certificada.

O selo será concedido às empresas que seguem as regras estabelecidas pelos órgãos e instituições legais que regulamentam o segmento, tais como a Convenção do Setor Óptico, Guia do Pequeno Comércio, Manual de Boas Práticas e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), direcionadas aos empreendimentos ópticos. A proposta é incentivar o empresário a cumprir e colocar em prática em sua empresa o que a legislação exige.

“Esta certificação de qualidade, pode ser entendida como sendo o resumo do trabalho desenvolvido junto ao segmento e uma resposta prática aos anseios, expectativas e demandas dos envolvidos no setor, visando a melhoria de suas condições de trabalho e a preservação da saúde visual da população. Atualmente ameaçada face a ação indiscriminada e impune de empresas ilegais e da pirataria que se instalou e se alastra no setor”, explica o presidente do Sindióptica-GO, Leandro Luiz Fleury Rosa.

Rosa ressalta ainda que o selo coloca a empresa à frente dos concorrentes. “O empresário pode também se preparar para ter melhores condições de enfrentar a concorrência e crescimento de sua participação no mercado, por meio da oferta e reconhecimento do público de produtos e serviços de elevado padrão de qualidade onde o custo x benefício da escolha seja, sempre, favorável ao cliente”, destaca. A certificação vai atestar ainda que o empreendimento não tem dívidas, paga em dias os seus colaboradores e cumpre as obrigações legais.

Além de alertar a população para os riscos dos produtos piratas e de estabelecimentos irregulares, com campanhas nos veículos de comunicação, a entidade pretende estimular a formalização dos que atuam no setor e melhorar a capacitação das empresas que já estão formalizadas. Diante disso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), parceiro do projeto, irá oferecer cursos e palestras com o intuito de facilitar e incentivar a formação de uma Rede Ótica Certificada de qualidade no estado. No lançamento, o executivo da GO Eyewear, Tiago Salvador vai ministrar a palestra “Os Desafios do Segmento Óptico em 2018”. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo 0800 570 0800.

 

 Serviço

Lançamento do Selo de Qualidade Rede Ótica Certificada

Data: 31/1/2018

Horário: 18h30 às 21h

Local: Auditório do Sebrae

Endereço: Av. T-3, 1068, St. Bueno, Goiânia/GO

Informações e inscrições: 0800 570 0800

Informações para Imprensa (Unidade de Marketing e Comunicação) - (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491.