Exposição

Tecnoshow 2019 foi vitrine para produtores de açafrão

A região do município de Mara Rosa é a primeira do estado de Goiás a ter indicação geográfica (IG) – selo conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem.

Encerrada na última sexta-feira, 12 a Tecnoshow Comigo 2019, superou as expectativas em relação aos números alcançados em edições anteriores. De 8 a 12 de abril, foram R$ 3,4 bilhões em negociações (aumento de 36% em relação a 2018, quando a feira registrou R$ 2,5 bilhões), 580 expositores e público de 118 mil pessoas de todas as regiões produtoras brasileiras. Considerada a grande feira de tecnologia rural do Centro-Oeste e entre as duas maiores do Brasil, a Tecnoshow Comigo já tem data confirmada para 2020. Será de 30 de março a 3 de abril no Instituto de Pesquisa e Tecnologia Comigo (ITC) – antigo Centro Tecnológico Comigo (CTC).

Um dos destaques na feira deste ano, mais uma vez, foi o estande do Sebrae (em parceria com Senar e Faeg). O espaço recebeu milhares de visitantes todos os dias, que puderam conhecer a “Vitrine de Panificação”, com demonstrações de produtos que são feitos nos treinamentos, além de atendimento presencial de Educação Formal Senar Goiás, do IFAG, a apresentação do projeto “Vaquinha no Campo”, o espaço SED, a oficina de Biojoias, a exposição de artesanato pela Associação da Lagoa do Bauzinho e o treinamento de selaria.

Dentre os produtos expostos no estande do Sebrae, estava o açafrão de Mara Rosa (no norte goiano). A região do município de Mara Rosa é a primeira do estado de Goiás a ter indicação geográfica (IG) – selo conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, o que lhes atribui valor intrínseco, identidade própria, renome e os torna mais competitivos no mercado. Com apoio do Sebrae, da Superintendência Federal de Agricultura de Goiás (SFA/GO), a Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa (Cooperaçafrão) obteve o registro de IG, na modalidade de indicação de procedência, para o açafrão (Curcuma longa). O açafrão goiano é o primeiro do país a conseguir a IG.

Jhonny Afonso, analista do Sebrae da regional Norte, comenta sobre a participação em um evento como a Tecnoshow: “A presença em eventos tão grandiosos como este é muito importante, principalmente para defender a agricultura familiar, a agricultura dos pequenos produtores. Claro que o foco da Tecnoshow, quando você percorre os outros estandes é o grande produtor, mas só nos alimentamos graças ao pequeno produtor. Não podemos viver só de soja e milho. Hoje, 90% dos produtos que chegam a mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar, e o foco do Sebrae é oferecer condições para que este pequeno produtor tenha subsídios para continuar crescendo e prosperar. O açafrão de Mara Rosa é um case interessante de sucesso e é importante que seja divulgado para tanta gente, como foi aqui na feira”, concluiu.

 

Informações para a imprensa:

No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Ideorama Comunicação em Rio Verde: Tizzo Neto – (64) 98428-3624