Rio Verde

Trabalhar gestão de pessoas e ter equipe engajada

Empresário lembra que programa do Sebrae muda o comportamento dos profissionais que querem mudanças no negócio

O contador e empresário Lênio Portilho Cruvinel entende que a maioria dos negócios surge pela vontade de empreender e o seu exemplo de empreendedor não foi diferente. Depois de trabalhar em uma agência bancária, ele percebeu que não havia possibilidade de crescer na profissão da forma como gostaria. Logo, procurou uma maneira de ter seu próprio negócio.

 

Quando começou no ramo de contabilidade, Lênio conta que acumulava várias funções ao mesmo tempo, ao ser responsável pela parte financeira, fiscal e de cadastro, por exemplo. Para o profissional, o início das atividades em uma nova área foi bem desafiador e até um certo período, lembra que quase não conseguia pagar suas contas.  

 

No momento em que seu empreendimento começou a dar resultados e sobrava dinheiro no fluxo de caixa, vieram outros desafios como o trabalho de gerir pessoas, já que era necessário contratar funcionários para seu escritório. “Pelo fato de ter sido muito impulsivo no início e querer que as coisas acontecessem da minha maneira, tive dificuldades”, conta.  

 

A partir de 2011, teve a percepção de que não é possível fazer várias atividades ao mesmo tempo e viu a necessidade de trabalhar com pessoas e ter uma equipe engajada. Lênio é proprietário da Máxima Gestão Contábil, escritório de contabilidade em Rio Verde que oferece serviços de auditoria, contabilidade gerencial, contabilidade fiscal e contabilidade rural, dentre outros auxílios. 

 

Ao contratar trabalhadores qualificados, o contador começou a perceber resultados melhores no serviço. “Antes era um estresse quando eu centralizava tudo.  Agora, a situação é diferente e o telefone toca menos para mim, por exemplo”, comenta. Para aperfeiçoar o trabalho, Lênio também realizou alguns treinamentos de autoconhecimento.

 

Depois de contratar pessoas, o empresário lembra do desafio de delegar o serviço confiando na atuação do trabalhador da empresa. “Se não agir assim, o dono do empreendimento trabalha dobrado”, afirma.  Até mesmo, nos treinamentos, o proprietário da Máxima Gestão Contábil recebeu a sugestão de fazer o Empretec - programa que busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócio. 

 

Após participar do Empretec, Lênio falou das vantagens do programa justamente por abordar sobre esse comportamento empreendedor. “Quando estamos muito no “operacional”, não olhamos em nossa volta para entender a real necessidade do gestor do negócio. Como disse, é preciso fazer uma boa gestão de pessoas e saber delegar primeiramente. Mesmo que o dono do estabelecimento fique meses fora da empresa, na hora que ele voltar ao trabalho, percebe que o negócio funciona bem. Isso acontece justamente porque há pessoas qualificadas e engajadas no serviço”, destaca.

 

Lênio afirma que a maioria dos empresários têm grande vontade de empreender, mas por outro lado, diz que há pouca experiência no momento de gerir a empresa. “O empreendedor começa as atividades, mas não apresenta uma organização para mexer com contas a pagar e a receber e ainda não trabalha a gestão de pessoas”.  

 

Segundo o contador, o Empretec deixa bem nítido os pontos em que o empresário errou. “Ou seja, quando ele percebe que algo não faz bem e não traz evolução ao empreendimento”, diz.  Para ele, essa percepção significa uma virada de chave fundamental ao negócio. “Então, o programa realmente muda o comportamento daqueles que querem   mudança”, observa. 

A certeza de que o serviço dos funcionários é feito da maneira correta é algo que gera confiança e otimiza o tempo do dono da empresa, conforme ressaltou Lênio. “Além da confiança, isso me traz mais tempo. Gostamos que o cliente também tenha essa percepção. Além do mais, há o sentimento de que os trabalhadores contribuem, de alguma forma,   para melhorar a sociedade.”

 

Segundo o empresário, quando um cliente novo chega no escritório, uma reunião é marcada e a equipe de profissionais da Máxima Gestão Contábil é apresentada para explicar os serviços oferecidos. “A informação acontece de uma maneira tão intensa e rápida que não é possível absorver de uma vez a legislação trabalhista, fiscal, contábil e as normas voltadas para a legalização de documento, por exemplo. Por isso, a orientação é importante”, diz.  

          

SERVIÇO

Máxima Gestão Contábil 

Endereço: Avenida J.K., nº 355 - Setor Morada do Sol, Rio Verde -Go

Instagram:@maximagestaocontabil

Site: www.maximagestao.com

Facebook: @maximagestaocontabilrv

Telefone: (64) 3613 3635

 

Mais informações para imprensa:

No Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Ideorama Comunicação em Rio Verde: Valério Delfino (64) 9 9211 9284