Parceria entre Sebrae e Conselho Federal de Contabilidade deverá capacitar 100 mil Contadores

Resultado do encontro entre as entidades é o Programa Contador Parceiro que vai atender preferencialmente micro e pequenos empreendedores do segmento

Nesta quarta-feira, 22 de setembro, Dia Nacional do Contador, foi lançado em todo Brasil e, especialmente, aqui em Goiás, o Programa Contador Parceiro – Construindo o Sucesso. Trata-se de uma capacitação para os profissionais da área atuarem na rede de atendimento do Sebrae, em todas as unidades da Federação, para atender preferencialmente micro e pequenos empresários brasileiros. A meta é ousada. Segundo a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Pernambuco, Dorgivânia Arraes, o objetivo é capacitar mais de 100 mil contadores para atender 550 mil empresários. A capacitação será toda online e gratuita.

A iniciativa tem como meta até abril de 2023 qualificar contadores em temas como gestão, empreendedorismo e inovação. Habilitar 20 mil profissionais para atender na rede, além de atender, 1.550 pequenos negócios. Todo esse módulo já está disponível e o edital para que o contador possa participar será lançado dia 10 de novembro.

Para celebrar a data e o lançamento do Programa foi realizada uma live nesta quarta-feira, 22, organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). Participaram o presidente do CRC-GO, Rangel Francisco Pinto; o diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa; a coordenadora do Gestão de Programa e presidente do Conselho Regional de Pernambuco,  Dorgivânia Arraes e Vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado. 

Rangel Francisco disse que o Dia do Contador é comemorado há 76 anos, desde o Decreto - Lei assinado por Getúlio Vargas, que criava o curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais. “Dia importante para a nossa categoria”, ressaltou.

O Diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa lembrou que a da marca  o lançamento do Programa. “Essa parceria vem engrandecer e fortalecer os esforços em prol dos empreendedores do nosso Estado e do Brasil. Eu já venho do Sistema S, e dentro do S que eu participava que era o Senar, a gente já teve uma grande parceria com o CRC e eu tenho certeza que com o Sebrae essa parceria será ainda maior e teremos grandes resultados”.

Lessa apresentou alguns dados do Sebrae Goiás: há aproximadamente 680 mil negócios em Goiás e destes 620 mil são pequenos negócios, estamos falando de quase 90%, que necessitam de um apoio, e que correspondem a 74% dos empregos no nosso Estado. Os pequenos negócios têm papel fundamental na economia goiana, na geração de empregos.

Em 2021, período de retomada da economia, foram abertos 86 mil novos negócios, apenas no primeiro semestre. Mas tivemos o fechamento de 51 mil. A taxa de mortalidade das empresas em cinco anos é de 30%. “Então tenho certeza que o trabalho irá contribuir para redução desses dados negativos. Goiás está hoje em quarto lugar do País na abertura de empresas, acredito que essa parceria será muito profícua e estamos aqui de mãos dadas e portas abertas.”

A coordenadora do Gestão de Programa Contador Parceiro, Dorgivânia Arraes, explicou que o Sebrae é um grande parceiro, tanto em Goiás quanto em Pernambuco e em todos os Estados do Brasil. “Sou uma entusiasta do Programa porque eu também sou consultora do Sebrae em Pernambuco”, ressaltou.

O objetivo é disponibilizar aos contadores os meios de atualização e aquisição de novos conhecimentos, focados na gestão e nas novas tecnologias. Uma vez que atendem essas micro e pequenas empresas de todo o País, com diferentes realidades. Também haverá um edital para que o contador possa ser consultor do Sebrae, dentro do programa. Basta entrar no site www.sebrae.com.br/contadorparceiro para ter todas as informações do curso que será todo virtual e gratuito.